SOBRE A SEGUNDA SEMANA DO NANO2016

Geralmente na primeira semana o ânimo tá lá no alto pela vontade de começar o NaNo arrasando, enquanto na segunda um pouco desse sentimento já foi embora e o caminho parece um pouco mais complicado. A segunda semana vem cheia de preguiça, desvontades e inseguranças.

nano2

Apesar dos sentimentos que rondam essa famigerada fase do projeto, não tenho do que reclamar. Comecei a semana tentando correr atrás dos prejuízos da semana passada e felizmente consegui! Precisou de umas horas privadas de sono, mas tudo bem, a vida tem dessas.

Nos primeiros dias eu tava com o gás todo, mas de repente me veio uma insegurança, principalmente sobre a escrita de diálogos. Eu não sei o que houve, mas de repente eu me vi achando todos os diálogos bem fracos e tava tendo dificuldade para criá-los, o que é horrível sendo que estou escrevendo um romance romântico (minha formação em Letras sempre me deixa sem saber como definir esse gênero, mas enfim, é uma história de amor) e as conversas são partes imensamente importantes para os desenvolvimentos das relações dos personagens. E então, por uns três dias, bem quando precisava, não consegui escrever bons diálogos.

Minha vontade foi parar de tentar, confesso; ou ficar horas só pensando em como aperfeiçoar aquelas conversas, tornar ela mais interessante, mas percebi o quanto esse pensamento iria me afastar de todo objetivo do NaNo, e que, provavelmente, me impulsionaria a desistir do desafio (uma possibilidade que parece estar sempre a espreita durante esse mês, pelo menos pra mim). Então eu respirei fundo, fiz do jeito que deu e continuei a escrever, sem olhar para trás (aprende, Orfeu). Posso voltar e aperfeiçoar isso quando for revisar tudo, não preciso me preocupar agora. Foi uma coisa pequena, mas senti uma grande conquista nesse ato.

Depois disso, as coisas começaram a desenrolar melhor. Vieram umas partes que eu realmente adorei escrever e estava sentindo o enredo se construir de maneira agradável (bem, pelo menos é o que acho). Além disso, não passei nenhum dia sem escrever e ainda estou me mantendo na meta, o que quer dizer que estou bem no meio dessa caminhada. Só quero chegar ao final, e chegar com o primeiro rascunho desse romance pronto! Espero que consiga, pois com certeza estou determinada a isso.

Bem, falando em números, essa semana cheguei (e passei um pouco) dos 25k!!! O que me deixa muito feliz, pois ano passado parei o NaNo um pouquinho antes de chegar nessa meta.

 

untitled-2
Você tem que amar os e-mails de incentivos que o site do NaNoWriMo manda pros participantes.

 

A terceira semana provavelmente não vai ser menos difícil, mas estou verdadeiramente ansiosa para enfrentá-la. Semana que vem volto aqui contando como foi a batalha.

Deixe um comentário

