SOBRE A QUARTA (E ÚLTIMA) SEMANA DO NANO2016

O NaNo acabou e eu ainda tô aqui refletindo quem foi a pessoa que escolheu justo novembro pra esse desafio?

Esse finzinho de ano costuma ser bem corrido pra todos e não foi diferente pra mim. No começo do NaNo, como comentei aqui, estava bem empolgada e consegui manter os 2k por dia (o que, honestamente, me adiantou muito no projeto). A segunda semana já apresentou certas dificuldades, mas foi na terceira que eu comecei a quase pedir pra sair. Apesar de tudo isso, eu não estava preparada para o que a última semana desse mês estava me reservando.

nano4

Foram dias corridos, como eu sabia que seriam por conta de eventos na minha vida pessoal (e também porque saiu Gilmore Girls na Netflix e eu também sou filha de séries), mas não foi só isso que deixou tudo mais difícil nesses dias finais. Depois de um mês inteiro me dedicando totalmente pra esse manuscrito, estava começando a fica meio cansada, o que, acredito, seja bem normal, e em alguns momentos eu só não sabia como lidar com algum personagem ou certo capítulo. Essa necessidade de respirar um pouco e deixar o manuscrito repousar por um tempo foi tão forte que passei três dias seguidos sem escrever (e me arrependi muito disso no final).

Com muito esforço, chás e utilização de algumas palavras escritas antes de novembro (sorry not sorry), consegui chegar aos 50k! Meu livro está atualmente com um pouco mais que esse número, no vigésimo capítulo (faltando mais 10 para terminar) e eu não poderia estar mais feliz! Fazia tanto, mas tanto tempo que eu não escrevia algo de fôlego assim, que descobrir ainda ser capaz deixou meu coração quentinho. A verdade é que mesmo quando eu escrevia bem menos do que esperava, já estava feliz de ter escrito algo, afinal, esse é todo o propósito do NaNoWriMo: não importa se conseguiu ou não conquistar os 50k no fim de novembro, mas sim se durante esse mês você conseguiu se dedicar pro projeto que estava deixando na gaveta e procrastinando pra concluir.

Mesmo com os tropeços, os trancos e barrancos, novembro foi um mês bastante produtivo e mais uma vez sou grata por esse projeto e pelas amigas que me incentivavam diariamente a continuar (suas mensagens em caps foram muito importantes!). A sensação de ver seu livro ir tomando forma é algo que nunca vou conseguir descrever; a mistura de cansaço, alegria, aborrecimento, orgulho, frustração… Mas no final, tudo isso vale a pena.

Eu digo isso, mas ainda não cheguei no meu final ainda. Ainda preciso caminhar um bocadinho pra chegar no fim desse primeiro rascunho, sem contar toda a edição e revisão que esse documento já tá implorando pra receber. No entanto, não tenho dúvidas de que o sentimento de ver tudo concluído vai ser gratificante.

E espero também poder compartilhar essa história com vocês assim que possível, porque ainda tenho um carinho todo especial por essas personagens e suas jornadas e relações. Estou animada pra eles entrarem no corações de vocês da mesma forma que ocuparam o meu. Então, assim que tiver novidades sobre esse projeto, trago notícias.

Agradeço a todos que acompanharam esses posts durante essa minha aventura de novembro e todos que estavam me expulsando do twitter e outras redes sociais para me mandar ir escrever. Agradeço todos os chás diferentes que me mantiveram acordada ou sem dor, me dando aquela ajuda na hora de encarar a página em branco. Agradeço as músicas que me ajudaram a entrar no clima e o pinterest por ser a melhor rede social para procrastinar buscando inspiração ao mesmo tempo.

Ano que vem, provavelmente, estarei mais uma vez me jogando nessa jornada e espero que alguns de vocês sintam-se encorajados a tentar também! Sua história é importante, não desista e invista nela!

Deixe um comentário

